Você está aqui: Página Inicial / Em Pauta / 2011 / 05 / Prêmio incentiva produção de conteúdos para emissoras públicas

Prêmio incentiva produção de conteúdos para emissoras públicas

Instituições sem fins lucrativos podem baixar, pelo site da ARPUB, os programas de rádio contemplados pelo Prêmio Roquette Pinto. Dentre as produções, destacam-se as inscritas na categoria Programa Infanto-juvenil.

por CIPÓ - Comunicação Interativa, organização integrante da Rede ANDI Brasil na Bahia

Instituições de ensino, organizações não governamentais e rádios não comerciais já podem baixar os programas radiofônicos contemplados pelo Prêmio Roquette-Pinto. Disponíveis no site da Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB), www.arpub.org.br, as produções radiofônicas abordam temas como garantia de direitos, questões de gênero, infância, juventude, cultura, dentre outros.

Os programas premiados foram construídos em diferentes regiões do Brasil e selecionados por uma comissão de profissionais renomados. As produções se dividem em quatro categorias: rádiodocumentário, rádio dramaturgia, programa infanto-juvenil e rádio arte. Na categoria de programas voltados ao público infanto-juvenil, destacam-se projetos que abordam música, cultura, direitos, educação contextualizada, contos populares, mitos africanos, literatura etc.

Todos os internautas podem ouvir os programas no próprio site, mas apenas emissoras não comerciais, instituições de ensino, Organizações Não-Governamentais e culturais podem baixar os conteúdos. Para isso, as instituições sem fins lucrativos devem preencher um cadastro no site da ARPUB e aguardar aprovação.

Prêmio Roquette-Pinto
– A iniciativa, da Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB), tem como objetivo estimular a diversidade regional e a produção de novos conteúdos para as emissoras públicas. Além de contribuir para a repercussão do Prêmio Roquette-Pinto, a veiculação destes programas, acrescida de entrevistas e debates sobre os temas abordados, busca contribuir para a luta pela democratização da comunicação no País.

Clique aqui para acessar os programas premiados.