Você está aqui: Página Inicial / Notícias 2017 / Vitória/ES recebe a última regional da Caravana pelos Direitos da Criança e do Adolescente

Vitória/ES recebe a última regional da Caravana pelos Direitos da Criança e do Adolescente

 

Vitória/ES recebe a última regional da Caravana pelos Direitos da Criança e do Adolescente

A Caravana sudeste é a última etapa de uma série de eventos regionais que reúnem representantes do Sistema de Justiça, Conselhos, Segurança Pública, Assistência Social, entre outros órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) de todo o Brasil acerca da questão: Por onde passam os Direitos das Crianças e Adolescentes?

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) realiza, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos, a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso do Brasil) e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), a partir da próxima quarta-feira (18), em Vitória/ES, a última etapa regional da Caravana pelos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento reunirá representantes dos órgãos que compõe o SGD nos estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, além de representantes do Conanda, adolescentes da região e lideranças comunitárias.

Na abertura da atividade pública, que reuniu cerca de 150 pessoas no auditório da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, houve diálogo sobre como melhorar a integração entre os atores responsáveis pelo SGD no sentido de fortalecer as ações de garantias de direitos de crianças e adolescentes na região sudeste. Para o presidente do Conanda, Marco Antônio Soares, "o maior objetivo do Conselho com esse projeto é aproximar o Conselho Nacional das instâncias locais e reafirmar que o Conanda somos todos nós”.

A Caravana pelos Direitos da Criança e do Adolescente já passou pelas regiões: nordeste, sul, centro-oeste e norte promovendo a troca de experiências e integração dos órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) nos estados. Na programação, além do momento aberto ao público que acontece na Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH/ES), no dia 18/07, a partir das 13h30, dois dias (19 e 20/07) são dedicados às atividades formativas para os representantes do SGD.

Os eventos que compõem a Caravana partem da questão orientadora: “Por onde passam os Direitos das Crianças e Adolescentes?” A iniciativa tem o objetivo de formar e difundir conhecimentos acerca dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes nas regiões, além de fomentar o diálogo sobre o tema entre os órgãos e entidades do SGD, como: Ministério Público, Defensorias, Conselhos Tutelares e de Direitos, Segurança Pública, Saúde, Assistência Social, entre outros.

O Projeto Caravana pelos Direitos da Criança e do Adolescente prevê ainda a realização de mais dois eventos Nacionais, um evento temático para a diversidade e um Nacional, previstos para acontecer em Brasília, até o final de 2018.