Você está aqui: Página Inicial / Notícias 2017 / Nota de Pesar pelo falecimento da Irmã Maria do Rosário

Nota de Pesar pelo falecimento da Irmã Maria do Rosário

Nota de Pesar pelo falecimento da Irmã Maria do Rosário

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) recebeu com imenso pesar nesta quinta-feira (22), durante a 270ª Assembleia Ordinária do colegiado, a notícia do falecimento de Maria do Rosário Leite Cintra, conhecida como irmã Maria do Rosário. A religiosa foi uma das idealizadoras do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e fundadora da Pastoral do Menor, junto com Dom Luciano Mendes de Almeida e Ruth Pistore.

O Conanda se solidariza com a família e reverencia o exemplo de dedicação e luta representado pela irmã Maria do Rosário, especialmente, para a idealização e aprovação da legislação que hoje o Conanda se dedica a defender.

Irmã Maria do Rosário tinha 82 anos e pertencia a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora e, ao longo de sua atuação na Pastoral do Menor esteve incansável na luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente. Trabalhou em defesa de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social e com seus direitos violados; presidiu o Instituto para o Desenvolvimento Integral da Criança e do Adolescente (INDICA); e na década de 70, motivada pelo desejo de afastar meninos e meninas moradores de periferias em São Paulo das situações de violência iniciou as primeiras atividades para acolhe-los em centros educacionais comunitários.

Sem dúvida, seu exemplo e legado seguem inspirando a todas e todos na luta em defesa, promoção e proteção dos direitos humanos das crianças e adolescentes do Brasil.

Irmã Maria do Rosário, presente!

Download da nota de pesar.