Você está aqui: Página Inicial / Notícias 2017 / Divulgado o resultado final da Seleção Virtual para o Comitê de Participação de Adolescentes do Conanda (CPA

Divulgado o resultado final da Seleção Virtual para o Comitê de Participação de Adolescentes do Conanda (CPA

Divulgado o resultado final da Seleção Virtual para o Comitê de Participação de Adolescentes do Conanda (CPA)

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) divulgou nesta quinta-feira (21) o resultado final da Seleção Virtual para o Comitê de Participação de Adolescentes do Conanda (CPA). Foram mais de 7 mil votos em cerca de 300 propostas, dos adolescentes que participaram, durante quase dois meses, por meio da plataforma digital criada para o Comitê, do debate sobre a questão: Como seria o mundo se os adolescentes participassem e fossem ouvidos? Os 10 adolescentes titulares selecionados e os 10 suplentes destacaram-se, tanto no engajamento e ativismo na primeira fase da seleção, quanto na comunicação e mobilização na segunda fase. Clique aqui e confira o Resultado da Seleção.

O Comitê, instituído pela Resolução nº 191 do Conanda, será formado por 47 adolescentes selecionados de três diferentes formas: 27 indicados pelos Conselhos Estaduais e Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente; 10 indicados por grupos sociais diversos, por meio de Edital de Chamamento Público; e 10 selecionados por meio de seleção virtual.

A primeira composição do CPA terá duração de 2 anos e poderá propor as regras para a próxima composição, garantindo assim o protagonismo dos adolescentes inclusive na seleção dos novos componentes do  Comitê.

Entre as atribuições do CPA estão:

 

1. Apresentar ao CONANDA propostas de pautas, resoluções, campanhas sobre os direitos da criança e do adolescente e temas para debate.;

2. Participar dos encontros e assembleias do CONANDA, com direito à voz;

3. Propor temas, organizar e divulgar as conversas na plataforma digital de participação;

4. Opinar sobre o Plano de Aplicação do Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente;

5. Participar da organização da Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

Consulte o texto da Resolução Nº 191 do CONANDA, que dispõe sobre a criação do Comitê, e acesse mais informações sobre a proposta que estabelece a participação de adolescentes no Conanda.