Você está aqui: Página Inicial / Notícias 2017 / Conanda participa de Oficina do MDS sobre Implementação do Centro-Dia para Crianças com Microcefalia

Conanda participa de Oficina do MDS sobre Implementação do Centro-Dia para Crianças com Microcefalia

Conanda participa de Oficina do MDS sobre Implementação do Centro-Dia para Crianças com Microcefalia

A presidente do Conanda, Fabiana Gadelha, participou nesta terça-feira (26), da Oficina de Trabalho realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) sobre o processo de implantação do Centro-Dia para Crianças com Microcefalia, outras deficiências e suas famílias. O objetivo do evento foi mobilizar e orientar os estados e municípios, que aderiram ao cofinanciamento federal, para o processo de implantação destes Centros. Participaram da Oficina, técnicos dos Estados e Municípios e parceiros institucionais como o Ministério da Saúde, Ministério da Educação, além do Conanda.

Para a presidente do Conanda, o centro-dia oferecerá o suporte necessário para famílias e estado garantirem o  direito ao pleno desenvolvimento de crianças. "É a primeira etapa da inclusão social de meninos e meninas que precisam de atendimento interdisciplinar especializado na estimulação precoce. O Conanda atuará no monitoramento da implantação dessa estratégia. É um desafio que todos trabalharem juntos, garantindo direitos".

Durante o evento foi ressaltada a importância da articulação entre Assistência Social, Saúde e Educação nos Municípios, para construir redes de atendimento especializado, além de contribuir para o acesso a serviços e benefícios, suporte e apoio às famílias, garantindo a urgência que as Crianças com Microcefalia necessitam para garantir o seu desenvolvimento.

O que é um Centro-Dia para Crianças com Microcefalia e outras Deficiências

O Centro-Dia é uma unidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que oferta o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos e suas famílias. Esse serviço é organizado por ciclos de vida: crianças; adolescentes e adultos; e pessoas idosas. Funciona 5 dias por semana, 10 horas por dia E tem capacidade para atender cerca de 30 usuários por turno/dia. A equipe do Centro-Dia é composta por: 1 Assistente Social; 1 Psicólogo; 1 Terapeuta Ocupacional; 10 Cuidadores Sociais; e 5 Auxiliares de Cuidadores Sociais. Alguns estados pactuaram a oferta do Serviço. São eles: BA/Salvador, MA/São Luís, PB/João Pessoa, PI/Teresina, AL/Arapiraca, MT/Cuiabá, PB/Campina Grande, SP/Ribeirão Preto, MS/Campo Grande, RN/ Estado.