Você está aqui: Página Inicial / Notícias 2017 / Confira como foi o bate-papo virtual de lançamento da seleção virtual para o CPA

Confira como foi o bate-papo virtual de lançamento da seleção virtual para o CPA


Clique e confira como foi o Bate-papo virtual (È necessário ter acesso a redes sociais)

Confira como foi o bate-papo virtual de lançamento da seleção virtual para o CPA

Um bate papo transmitido ao vivo inaugurou, nesta quinta-feira (09), o game de participação que selecionará 10 dos 47 adolescentes que comporão o Comitê de Partiicipação de Adolescentes no Conanda (CPA).

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) lançou, nesta quinta-feira (09), com um bate papo transmitido ao vivo pelas redes sociais e portal do Conanda, a seleção virtual de adolescentes que comporão o Comitê de Participação de Adolescentes do Conanda (CPA). Participaram do bate-papo: adolescentes, o presidente do Conanda, e a Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. A conversa foi em torno da questão que norteará a Seleção: Como seria o mundo se os adolescentes participassem e fossem ouvidos? Em formato de game, a seleção acontece em duas etapas e vai até 10/12, por meio da ferramenta de participação: participa.direitosdacrianca.gov.br .

Do game de participação serão selecionados 10 dos 47 adolescentes que participarão do Conanda, em caráter consultivo. Outras duas seleções, a primeira elaborada pelos conselhos, estaduais e distrital, de direitos da criança e do adolescente, e a segunda por edital de chamamento público para a diversidade, também serão formas de concorrer às vagas no Comitê Nacional de Adolescentes. A iniciativa tem como objetivo, executar a Resolução nº 191 do Conanda, que dispõe sobre a participação de adolescentes no Conselho Nacional, estimulando o protagonismo e a participação social de adolescentes na política da qual eles são os beneficiários.

Para o presidente do Conanda, Marco Antonio Soares, “o CPA é fundamental e estratégico para que possamos aprofundar a democracia em todas as instâncias. Esse Comitê representará o fortalecimento da política para a criança e o adolescente, porque falar de criança e adolescente sem ouvi-los seria uma contradição. Esse é um grande passo e um orgulho para o Conanda. Esperamos que o país se mobilize para que muitos adolescentes participem e que o CPA funcione e seja efetivo”, ressaltou.

A Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza, em conjunto com o Conselho, as ações de execução da Resolução nº 191 que, segundo a Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Berenice Giannella, beneficiará as ações da Secretaria que passa a ter também um grupo formado por adolescentes, para colaborar com a construção das políticas públicas para a criança e o adolescente no Brasil.

Como será a seleção virtual?

Acontecerá em duas etapas:

Etapa 1 - Na primeira etapa, crianças e adolescentes que acessarem: participa.direitosdacrianca.gov.br lançarão propostas dentro do tema "Como seria o mundo se os adolescentes participassem e fossem ouvidos". Cada voto feito em comentários de outros participantes e votos positivos recebidos em seus próprios comentários rende pontos. Os adolescentes terão, nesta primeira etapa, que acumular pontos de engajamento e participação no aplicativo. Os 40 adolescentes com mais pontos passam para a 2ª etapa da seleção.

Etapa 2 - Na segunda etapa, os participantes terão de criar um vídeo debatendo o mesmo tema da primeira fase e poderão publicar em suas próprias redes sociais (Youtube, Instagram, Facebook). Os 10 adolescentes que tiverem vídeos que com mais likes (votos positivos) serão os eleitos para o CPA, seguido por mais 10 participantes que serão suplentes. Já os outros vinte formarão um grupo de comunicadores que poderão ser convidados para alguns dos eventos e debates realizados pelo Conanda.

Seleção virtual para o CPA:

Seleção virtual de 10 adolescentes para compor o Comitê de Participação de Adolescentes do Conanda

Data: De 09/11/2017 a 10/12/2017

Quem pode se candidatar: adolescentes de todo o Brasil podem participar dos debates, no entanto, para compor o Comitê serão selecionados adolescentes entre 12 e 16 anos.

Onde acesso o game de participação: participa.direitosdacrianca.gov.br